O QUE É A ENDODONTIA?
Endodontia é a especialidade da odontologia que trata da prevenção, diagnóstico e cura das doenças da polpa dental e dos tecidos periapicais. O tratamento endodôntico é popularmente conhecido como “tratamento de canal”.
A polpa dental é o tecido localizado no interior da cavidade do dente e é composta pela câmera pulpar e pelo canal radicular.
A CAUSA DA INFLAMAÇÃO
A cárie é a causa mais comum da inflamação pulpar. Dentre outras causas e fatores que podem levar a necessidade do tratamento endodôntico, podemos citar os traumatismos dentários, necessidade protética, abrasões dentárias, entre outras.
OS SINTOMAS MAIS CARACTERÍSTICOS
Dor espontânea, intensa e de forma latejante. Ouso de analgésicos não resolve. Pode haver formação de abcesso (acúmulo de pus), e dor ao mastigar. Além disso, ao abaixar a cabeça, tem-se a sensação de que o dente “pesa”.
O TRATAMENTO
Quando a polpa dentária encontra-se inflamada irreversivelmente, infectada ou necrosada, é necessário realizar o tratamento endodôntico. O tratamento endodôntico (tratamento de canal), consiste na remoção da polpa dental doente, modelagem do canal e obturação do espaço antes ocupado pela polpa. Após o tratamento endodôntico concluído, o dente necessitará de uma restauração ou prótese para voltar à sua forma e funções normais. É muito importante o controle radiográfico, após o término da endodontia, para avaliar o sucesso do tratamento.
O tratamento pode der realizado em sessão única ou em mais consultas, de acordo comas necessidades individuais de cada caso, que devem ser avaliadas pelo endodontista. O uso de instrumentos acionados por motores elétricos durante o tratamento trazem grandes benefícios no que se refere a agilidade, eficiência e seguranç