O QUE É CIRURGIA ORAL?
Essa é a especialidade odontológica responsável pelo tratamento de problemas relacionados aos dentes e ossos da região da face, que vai desde a remoção de dentes inclusos (como o siso), até a realização de enxertos ósseos e posterior colocação de implantes, além de intervenções em alterações patológicas, malformações estruturais e traumas dos ossos da face.
TIPOS DE CIRURGIAS
Cirurgia oral menor: remoção dentes inclusos, apicectomias, frenectomias e exodontias.
Implantodontia: Refere se ao planejamento e instalação de implantes nos ossos, os quais substituirão o lugar dos dentes perdidos. É muito comum os pacientes necessitarem de enxertos ósseos prévios à colocação de implantes. Os enxertos ósseos criam condições para viabilizar a reabilitação com implantes dentários.
Com a perda dos dentes, o tecido ósseo de suporte dentário vai sofrendo uma reabsorção de forma progressiva e irreversível, tanto em altura quanto em espessura.
Essa reabsorção óssea muitas vezes pode impossibilitar a instalação de implantes osseointegráveis.
Para recuperarmos o volume ósseo e tornarmos possível a reabilitação, lançamos mão da técnica dos enxertos ósseos.
A técnica consiste em colocar um biomaterial que vai estimular as células ósseas da área afetada a produzirem osso.
Vários tipos de materiais podem ser utilizados para enxertia óssea:
- Osso Autógeno– remove-se um pedaço de osso do próprio paciente e o fixamos na área afetada.
- Matérias Aloplásticos –são materiais sintéticos, colocados na área afetada, que estimulam a formação óssea.
- Osso Homógeno –tecido ósseo humano congelado. Nesse caso o osso já vem pronto pra ser colocado na área afetada.
Cirurgia de ATM: cirurgia de acesso para tratamento de patologias na articulação e exames para o diagnóstico de lesões como artroscopia de ATM (articulação têmporo mandibular).
Traumatologia: politraumatismo de face. Utilizam-se fixações internas rígidas com placas e parafusos nos ossos para fraturas nos ossos da face. Responsável pela avaliação e correção das injúrias cometidas na face é a cirurgia e traumatologia oral e maxilofacial. Normalmente realizadas em hospitais. Dependem muito da etiologia do trauma, sua extensão e severidade variam muito, levando-se em conta a idade e as condições gerais de saúde do paciente. Normalmente, traumas automobilísticos respondem pelos episódios de maior gravidade e podem envolver maior complexidade, mas outras injúrias podem advir da prática de esportes radicais, lutas de contato, perfurações por arma de fogo e quedas de própria altura naqueles pacientes com dificuldade de locomoção e estabilidade postural