O QUE SÃO IMPLANTES DENTÁRIOS?
Implantes dentários são cilindros metálicos confeccionados em titânio puro, que são instalados no interior dos ossos maxilares e mandibulares e que visam substituir as raízes dos dentes perdidos, funcionando como fixações para as próteses.
Praticamente todos os pacientes em bom estado geral (que não apresentem doenças de ordem médica) podem receber implantes dentários. Alguns fatores podem influenciar no sucesso do tratamento, como, por exemplo, o fumo e a diabetes, devendo ser avaliados previamente. O procedimento de implantação oral é um ato cirúrgico e uma adequada avaliação é necessária antes de qualquer cirurgia bucal.
POR QUE ALGUNS PACIENTES PRECISAM DE ENXERTOS ÓSSEOS?
Enxerto Ósseo é o procedimento indicado para os casos em que o paciente não possui volume ósseo suficiente para receber fisicamente o implante. A necessidade de enxertos ósseos é freqüente. Eles podem ser feitos em uma cirurgia prévia à implantação e, nesse caso, os implantes serão colocados após um período de cicatrização óssea de 6 a 12 meses. Quando possível, o enxerto é realizado na mesma cirurgia de colocação dos implantes.
É PRECISO REALIZAR ALGUM TRATAMENTO ANTES DE COLOCAR OS IMPLANTES?
Em alguns casos sim. Deve-se eliminar qualquer processo infeccioso pré-existente na cavidade oral, ou seja, tratamento periodontal (gengival), extração de dentes com focos de infecção bem como tratamentos endodônticos (canais) devem ser realizados anteriormente à implantação. Todos esses aspectos fazem parte de um planejamento inicial realizado pelo profissional, que deve ser discutido abertamente com o paciente, antes do início do tratamento.
COMO FUNCIONAM OS IMPLANTES DENTÁRIOS EM PACIENTES TOTALMENTE DESDENTADOS?
Por serem integrados ao osso, os implantes oferecem um suporte estável para os dentes artificiais. Próteses totais montadas sobre implantes não escorregarão nem mudarão de posição na boca, um grande benefício durante a alimentação e fala. Esta modalidade de prótese é chamada “prótese sobre implante” e confere ao paciente mais segurança em todas as funções bucais proporcionando uma situação mais natural do que dentaduras convencionais. Podem ser de dois tipos:
Prótese Protocolo: — Prótese total implanto retida e muco suportada, fixada sobre 4 a 8 implantes em média. Este tipo de prótese é parafusada e retirada apenas pelo seu dentista; confere boa estética e é uma ótima opção para quem pretende fugir da dentadura. O único inconveniente é que este tipo de prótese é mais difícil de ser higienizada , pois todos os dentes são conectados entre si, exigindo bastante cuidado do paciente. Os dentes da prótese podem ser feitos em resina ou porcelana.
Prótese Overdenture: É uma prótese total removível instalada sobre 2 a 6 implantes, em média, e com dentes confeccionados em resina. Por isso, torna-se um tratamento menos oneroso para o paciente. Esta prótese é como uma dentadura, porém, tem um encaixe que conecta os implantes à prótese, conferindo a esta mais estabilidade e retenção. Esta prótese pode ser retirada pelo paciente e por isto a sua higienização é facilitada.