O QUE É A PRÓTESE DENTAL?
A prótese é a área da odontologia que tem a importante função de reabilitar a função mastigatória, estética e fonética através do uso de próteses dentárias para substituir os dentes naturais que foram removidos. Vale lembrar que qualquer tipo de prótese dentária exige um período de adaptação e que o cliente deve estar consciente disso.
Existem diferentes tipos de próteses: as TOTAIS, que são as dentaduras, as PARCIAIS, às quais estão incluídas as de grampo, as próteses ADESIVAS e as próteses FIXAS – unitárias, quando há perda de uma unidade dentária e PONTES (quando há perda de mais de um dente), além das PRÓTESES SOBRE IMPLANTES.
Prótese sobre Implante
Os implantes dentários sempre são as melhores alternativas quando existem dentes perdidos, sendo que a prótese fixa vem como segunda opção. Os Implantes Unitários ou os Implantes Múltiplos fornecem as melhores soluções para espaços edêntulos (sem dentes).
As próteses sobre implantes estão cada vez mais sofisticadas e eficientes, tendo uma adaptação e resistência satisfatórias.
Próteses Fixas
A Prótese Fixa é uma forma excelente de repor dentes perdidos. Muitas vezes as próteses são capazes de embelezar o seu sorriso. Também chamada de ponte fixa é utilizada quando há ausência de dentes. Geralmente é fixada em dois ou mais dentes vizinhos ao dente ausente. Dentes artificiais em cerâmica ou em resina são confeccionados em um laboratório e colocados suspensos para preencher o espaço vazio. Essa ponte é então fixada sobre os dentes vizinhos, criando uma aparência de novos dentes.
Próteses Removíveis Totais e Parciais
As próteses são peças confeccionadas com a finalidade de repor dentes ausentes e podem inclusive embelezar o seu sorriso. Existem dois tipos de Próteses Removíveis: Totais e Parciais.
As Próteses Parciais substituem um ou mais dentes. Quando bem indicada tem uma boa acomodação, adaptação e conforto para o cliente. Esta prótese é feita de resina e tem uma estrutura com grampos de metal, o que pode ter o inconveniente de afetar a sua estética. É possível confeccionar uma Prótese Removível Provisória que não contém estrutura de metal, mas apresenta menor resistência e durabilidade.
Coroa Unitária
Coroas são peças que restauram totalmente um dente à sua forma e cor natural e são coladas em dentes naturais que tem um comprometimento mais severo. Elas protegem e reforçam dentes extensamente danificados ou com tratamentos de canal realizados, que não podem ser restaurados por resinas ou amálgama. Tem como uma das funções reforçar o dente para devolvê-lo às suas funções de mastigação.
É possível confeccionar coroas em materiais como metais (ouro e outras ligas), ou em resinas (plástico), em metalocerâmica (feitas com uma estrutura de metal revestida por porcelana) ou em cerâmica pura (estéticas).
Cada material apresenta um balanço de propriedades que limita a sua aplicação. Os metais fornecem alta resistência à baixa estética, a resina média estética e baixa resistência e as cerâmicas fornecem alta estética e alta resistência. As metalocerâmicas fornecem a resistência do metal com a estética da porcelana, sendo as mais utilizadas. Porém, sabe-se que com o tempo existe o risco de que uma retração gengival exponha a margem em metal, comprometendo a estética do trabalho.
As coroas são muito resistentes e duráveis, mas pode haver necessidade de trocá-las em intervalos de alguns anos. Essa avaliação será feita pelo dentista na sua consulta periódica de check-up.
Instalação de núcleo no interior da raiz
Dependendo da destruição da coroa, e se houve tratamento do canal do dente, por vezes é necessária a instalação de um núcleo no interior da raiz. Essa instalação é indolor e tem como finalidade reforçar a raiz e recuperar a estrutura dentária para que ela possa suportar uma nova coroa. Nesta situação de só ter a raiz dentária, muitas das vezes é necessária o procedimento de “aumento de coroa clínica” que é realizada pelo Periodontista.