Os traumatismos dentários são lesões traumáticas que acometem os dentes, o osso e os tecidos moles que os sustentam.

A maioria destas lesões ocorre com crianças e adolescentes em quedas, nos jogos e brincadeiras, golpes com objetos, acidentes caseiros, brigas, acidentes automobilísticos e esportes de risco são algumas das causas destas injúrias. Estas lesões também ocorrem em bebes na fase em que eles estão aprendendo a andar.

A prevalência de traumatismos em dente decíduos é alta, podendo atingir 35% das crianças em idade pré-escolar.

Crianças podem ter episódios repetidos de traumatismos, levando um dente a sofrer mais de uma injúria1.

Durante os primeiros anos de vida, os dentes de leite tem grande relacionamento com os dentes permanentes que estão se formando dentro do osso. Um traumatismo sofrido neste período pode comprometer o dente permanente. Deste modo é muito importante a avaliação de um dentista em todos os casos de trauma.

É fundamental estabelecer um diagnóstico correto, a fim de que o tratamento seja adequado, resolvendo o problema e minimizando os possíveis efeitos indesejáveis nos dentes permanentes em desenvolvimento1.

Os tipos de lesões

Intrusão: quando o dente vai para dentro da gengiva.

Avulsão: quando o dente sai por inteiro de seu lugar na boca.

Neste caso o dente de leite não deve ser recolocado em seu lugar de origem na boca. Já o dente permanente dever ser recolocado o mais rápido possível. Pegue o dente pela coroa, nunca pela raiz, lave o dente (apenas passe água, não esfregue o dente) e coloque-o, se possível, no local de onde saiu e leve a criança imediatamente ao dentista. Caso não consiga recoloca-lo logo apos o acidente, coloque-o num recipiente com leite, água ou saliva e leve a criança imediatamente ao dentista.

Fratura da coroa – quando o dente quebra um pedaço da coroa.

No caso de quebrar uma parte do dente e esta for encontrada, coloque-a no soro, leite ou saliva e procure o dentista, pois dependendo do tamanho do fragmento, é possível fazer sua colagem no dente, recuperando-o esteticamente.

Fratura radicular – quando há quebra da raiz do dente.

Neste caso pode haver mobilidade ou até deslocamento do dente. Mas as vezes a fratura só pode ser observada em radiografia, por isso a avaliação do dentista é muito importante.

Todo dente que sofre traumatismo tem que ter acompanhamento clínico e radiográfico no consultório, pois podem acontecer complicações decorrentes do trauma ao longo do tempo.

Para prevenir traumatismos dentários deve-se

– evitar situações de risco como o uso de andadores para bebês

– ser mais cauteloso com a criança que está aprendendo a andar

– usar a escada para entrar e sair da piscina

– não correr descalço em chão molhado

– usar protetores bucais para prática de esportes de risco

– não andar e/ou correr com objetos na boca (mamadeira, copo, caneta, brinquedos)

– usar sempre os acessórios de segurança quando estiver no carro

– evite dar golpes na boca e brincadeiras com objetos perigosos.

0 respostas

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!